sexta-feira, janeiro 07, 2011

Fotos Panorâmicas - Distrito de Marrecas

O distrito de Marrecas foi instituído oficialmente no século XIX, mais precisamente no ano de 1856.

A Vila de Marrecas, que é a sede oficial deste distrito, está localizada a 22 km da cidade de Tauá nas margens do rio Puiu. Ali, desde o período do povoamento da região dos Inhamuns, radicaram-se os Carcarás, uma das mais tradicionais famílias de nossa região.

As fazendas estão situadas, principalmente, às margens do rio Puiu, Riacho da Roça e Riacho das Cacimbas. Foi em Marrecas que se iniciaram as primeiras lutas pela posse da terra em nosso município, cabendo ao INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) o assentamento das famílias nas terras.

A Festividade Religiosa de Jesus Maria e José, realizada anualmente na vila de Marrecas, faz com que o distrito seja uma região de destaque. Estes festejos compõe o quadro das três principais festas religiosas do Nordeste Brasileiro. O período da festa, além da renovação espiritual e da fé, proporciona ainda ricos momentos de lazer. Durante o novenário, a comunidade se reúne para resgatar sua cultura e confraternizar-se em quermesses e leilões, além de saborear os diversos tipos de comidas típicas disponibilizadas nas barracas.

Em 1998, trabalhadores rurais que escavavam um cacimbão à procura de água, na localidade de Baixa Funda, na várzea do rio Puiu, encontraram 27 fragmentos de ossos fossilizados de uma preguiça gigante com idade aproximada de 5.000 anos, conforme datação feita pela Universidade de Toronto, a partir de encaminhamentos que foram feitos pelo saudoso pesquisador Joaquim de Castro Feitosa. Ressalte-se que os ossos fossilizados estão expostos no Museu dos Inhamuns, em Tauá são o principal achado arqueológico de toda a região.







































FONTES: VALE, A. M. et al. Descobrindo e Conhecendo Tauá. Fortaleza: Demócrito Rocha, 1999. BEZERRA, I. G. A.; SILVA, L. G. / A identidade da família Caracas com o distrito de Marrecas. Revista Novas Histórias, Tauá, n. 1, p. 20-21, 2006.

3 comentários:

  1. caique do ó loiola / parambu3 de abril de 2011 às 12:11

    marrecas é mesmo sensacional, e a melhor banda para fazer essa festa , sem duvida seria garota safada. porque é a banda de forró do brasilllll.

    ResponderExcluir
  2. faço parte dessa festa.todo ano estou lá

    ResponderExcluir
  3. não posso perder nem um ano.confiando em deus estarei participando.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário...