sexta-feira, outubro 15, 2010

Fotos Panorâmicas - Distrito de Barra Nova


DISTRITO DE BARRA NOVA

O Distrito de Barra Nova, criado em 1933, está localizado a 62 km da sede do município e se caracteriza por ser uma área de terrenos ondulados e pedregosos, e possui vegetação rala. 

É uma região de grandes fazendas onde se cria gado e cultivam-se feijão e milho que constituem a base econômica do município. Fazem parte de sua jurisdição, as vilas de Bom Jesus e Cachoeirinha do Pai Senhor, ambas localizadas às margens da BR 020.

Em épocas de chuva, a produção é farta e os trabalhadores se ocupam do cultivo da terra e da colheita. Nos períodos de seca, homens, mulheres e crianças juntam-se aos moradores de Carrapateiras e buscam alternativas de sobrevivência.

Na localidade do Belém, está a nascente do rio Carrapateiras, o maior dos três rios que formam o rio Jaguaribe, o mais importante do Estado do Ceará.

As águas dos açudes e barragens utilizadas pela população são salobras e necessitam de tratamento adequado para o consumo.





























3 comentários:

  1. Por q Barra Nova? Cade os outos distritos?

    Posta aí!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal, toda hitória contada no blog de nosso amigo Jefferson é verdadeira, mais, vou contar um pouco da história anterior a criação do distrito de Barra Nova, que se chamava Cachoeirinha do Pai Senhor.
    Vocês sabem por que esse nome? Pois é, o Pai Senhor se chamava Francisco de Sousa Cavalcante, nascido no municipio de Pedra Branca, ele foi adquirindo terras naquela região com o dinheiro de sua profissão de mascate(vendedor de porta em porta), vou resumis um pouco, dai então o Pai senhor adquiriu 52.000 hectares de terra nessa região, para vocês terem um idéia mais ou menos de quanto é isso de terra, tem um neto do Pai senhor que mora em sua fazenda a 60 kms de onde era a sede de sua casa na Cachoeirinha, esse neto se chama Plinio Bastos, que herdou de seu pai que era filho do Pai Senhor.
    Quem mora hoje na casa que era do Pai Senhor é o vereador Atacisio Cavalcante, a casa tem mais de 150 anos, e vale a pena visitar.
    Já ia me esquecendo, sou tataraneto do Pai Senhor, um abraço para todos, José Alves.

    ResponderExcluir
  3. ola .
    só ta faltando a cachoeirinha do pai senhor.
    obrigado

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário...